Happy to Care
Nossa visão
O lugar para ser feliz é aqui;
o tempo para ser feliz é agora...
Mas também é amanhã
No Club Med, sabemos que os recursos do planeta não são infinitos. Estamos conscientes do impacto crescente do turismo no ambiente. Estamos convencidos de que as comunidades locais devem poder se beneficiar da nossa atividade. E vemos como os nossos funcionários (G.O. e G.E.) procuram um sentido para o seu trabalho.
Um compromisso de longa data, uma abordagem renovada
Um compromisso de longa data, uma abordagem renovada
De 1950 até hoje, algumas datas importantes
- 1950: fundação do Club Méditerranée, inicialmente como uma associação sem fins lucrativos.
- 1965: abertura do primeiro Resort permanente em Agadir (Marrocos), um destino escolhido pela sua beleza e acolhimento, mas também para contribuir para o renascimento desta região devastada pelo terramoto de 1960.
- 1973: construção da primeira estação de tratamento de águas residuais na Maurícia, em Pointe aux Canonniers
- 1978: é instalado o maior campo de colectores solares da Europa no Club Med des Boucaniers, na Martinica.
- 1979: criação da Fundação Club Med
- 2005: criação do Departamento de Desenvolvimento Sustentável do Club Med
- 2012: Valmorel, o primeiro hotel de montanha em França a ser certificado HQE (Alta Qualidade Ambiental)
- 2013: a primeira piscina natural na China, no Club Med Guilin.
- 2019: lançamento do programa Happy to Care
Especialista em destinos de sonho, consciente da sua fragilidade
Preservar o nosso excecional património natural
- Estadias sustentáveis certificadas: 80% dos nossos Resorts são certificados GLOBE GREEN, com um objetivo de 100% até 2022.
- Compromissos ecológicos concretos: eliminação do plástico de utilização única, luta contra o desperdício alimentar, promoção do bem-estar dos animais
- Actividades para descobrir e proteger a natureza
Pioneiro do turismo, acelerador do desenvolvimento local
Partilhar valores, localmente
- Solidariedade no coração das férias, com a Fundação Club Med: por exemplo, com “ Friends around the world”, crianças de comunidades locais encontram-se com jovens G.M.'s para partilharem as suas culturas.
- Apoio aos agricultores locais e à agro-ecologia com o programa “Green Farmers"
- Respeito pelos hóspedes e apoio à economia local: prevenção do abuso de crianças no turismo com a ECPAT
- 75% dos postos de trabalho são ocupados localmente, desenvolvimento de compras locais
A felicidade dos nossos colaboradores
Oferecer mais do que um emprego, experiências para viver, desenvolver e tecer laços para a vida.
- 100% dos Líderes de Aldeia provêm de promoção interna
- 46% de mulheres nos comités de gestão
- 90% dos Resorts acolhem GOs de pelo menos 9 nacionalidades diferentes.
Relatório RSE
Desde 2007, o Club Med publica um relatório anual de RSE para responder às exigências crescentes e legítimas da responsabilidade regulamentar, por vezes excedendo-as, mas acima de tudo num espírito de sinceridade para com os seus intervenientes e de progresso contínuo.
Reduzir o desperdício alimentar
Receitas utilizando excedentes alimentares
Atualmente, conseguimos reduzir o desperdício alimentar por refeição e por pessoa para apenas 101g, graças a mais de 60 anos de experiência em buffets ricos e bem pensados: um desempenho notável para um grupo que é um dos que menos gera desperdício evitável.
O Club Med adquiriu, portanto, uma experiência especial em apresentar-lhe buffets saborosos e substanciais que são também inteligentes.
As nossas melhores práticas
- Gestão optimizada das existências
- Formação da equipa
- Ajuste preciso das quantidades graças a um planeamento exato do número de hóspedes e ao conhecimento das preferências de cada nacionalidade
- Buffets equipados para cozedura e preparação final a pedido
- Porções do tamanho certo ou servidas no buffet por um cozinheiro
- pratos e loiça de apresentação de tamanho adequado
- reposição razoável dos bufetes
- Receitas que permitam a reutilização de uma parte dos alimentos não consumidos nos bufetes
- Sensibilização dos clientes
- Pesagem automática das sobras para otimizar os menus com a tecnologia Winnow
Promoção do bem-estar dos animais
Luta contra a exploração animal, promoção do bem-estar animal.
Com a ajuda de especialistas, o Club Med comprometeu-se, desde há vários anos, a desenvolver as suas melhores práticas em conformidade com os seus valores.
Excursões:
Desde 2021, o Club Med já não oferece actividades de circo, passeios de elefante ou natação com elefantes; da mesma forma, só ofereceremos excursões para observar baleias, golfinhos e botos em mar aberto e já não em cativeiro. Desde 2019, com a WCA (World Cetacean Alliance), apoiamos os nossos prestadores de serviços nas melhores práticas neste domínio.Ovos de galinhas criadas ao ar livre:
A partir do final de 2019, 100% dos ovos nos nossos Resorts na Europa e nas Maurícias serão provenientes de fontes livres.
O Club Med está empenhado em obter 100% dos seus ovos de galinhas criadas ao ar livre (ovos inteiros, líquidos e ovoprodutos) em todos os nossos Resorts na Europa, Brasil e Estados Unidos a partir de 2025, e noutros mercados até 2027.
Este compromisso faz parte da política de compras do Club Med, que afirma que todos os produtos comprados devem cumprir os requisitos de higiene, saúde e segurança da empresa.
Estamos a seguir esta abordagem em colaboração com especialistas e com os nossos fornecedores de serviços, porque acreditamos que a solução não está em eliminar completamente o envolvimento destes animais no turismo, mas sim em escolher e aplicar as melhores práticas de bem-estar animal.
Adeus plástico!
- Proibição dos plásticos de utilização única
Em 2018, o Club Med lançou o programa “Bye-Bye Plastics”, que visa eliminar a maioria dos produtos de plástico de utilização única nos bares, restaurantes e quartos até 2021 (palhinhas, loiça, serviços nos quartos, etc.).
- Desde o final de 2019, eliminámos todas as palhinhas, chávenas, copos e pratos, talheres e tabuleiros de plástico de utilização única de todos os nossos Resorts em todo o mundo (excluindo o Brasil no que respeita aos talheres).
- Desde o final de 2019, todos os géis de banho, champôs e loções corporais nas nossas casas de banho são distribuídos em grandes recipientes que podem ser reutilizados em todos os nossos Resorts* (*excluindo a gama Exclusive Collection e os Resorts brasileiros).
- Todos os acessórios de plástico de utilização única nos quartos de hóspedes também serão eliminados em todos os Resorts, tal como já acontece na China.
- Todas as garrafas de água de plástico nos restaurantes e quartos de hóspedes serão gradualmente substituídas por garrafas de vidro, plástico reciclado ou outras soluções.
Nos Resorts, existem fontes de água onde os hóspedes podem encher as garrafas que colocamos nos seus quartos. As garrafas reutilizáveis também estão disponíveis nas nossas lojas.
O menu é composto por alimentos cultivados localmente
Os nossos Resorts certificados Green Globe
O compromisso do Club Med com o turismo sustentável baseia-se em bases sólidas
Fornecido por organismos de certificação internacionais reconhecidos
- 100% das nossas novas estâncias receberam a certificação ecológica BREEAM (ou equivalente) desde 2018.
- 46 resorts certificados Green Globe pela sua gestão sustentável (objetivo: 100% em 2021)
- Mais de 20 resorts receberam o selo Ecoleader do TripAdvisor®.
- Os Discovery Tours do Club Med são certificados pela ATR desde 2017.
Certificação BREEAM
Certificação ecológica da construção
Desde 2018, o Club Med comprometeu-se a certificar a eco-construção de todos os seus novos Resorts com o BREEAM (ou certificação equivalente, dependendo da região do mundo), um dos organismos de certificação de edifícios verdes internacionais e independentes mais reconhecidos do mundo, que certifica a conceção e construção responsável de diferentes tipos de edifícios.
Além disso, em outubro de 2017, as equipas de Construção e Desenvolvimento Sustentável do Club Med colaboraram com as equipas BREEAM para criar a primeira referência de eco-construção do CLUB MED - BREEAM “Resort”, a primeira norma específica para Resorts, que são compostos especificamente por vários edifícios espalhados por grandes espaços.
Certificação ecológica Green Globe
Certificação Green Globe das nossas actividades
A certificação Green Globe é uma das mais rigorosas certificações internacionais e independentes para o turismo sustentável e premeia apenas as instalações do sector do turismo que estão empenhadas em melhorar a gestão ambiental e social das suas operações.
A certificação verde é atribuída por organismos acreditados que garantem as melhores práticas ambientais e sociais nesses locais. São tidos em conta mais de 300 critérios nos seguintes domínios:
- acções para o desenvolvimento económico e social da região de acolhimento
- gestão eficiente da água e da energia
- proteção da biodiversidade
- redução das emissões de gases com efeito de estufa
- proteção da qualidade do ar e gestão do ruído
- formação de equipas e sensibilização para a conservação dos recursos
- conservação e valorização do património cultural local
- política social
Em 2020, 80% dos nossos resorts obtiveram a certificação Green Globe.
Etichetta ATR (Agir pour un Tourisme Responsable)
Certificação das Discovery Tours do Club Med
Todos os Discovery Tours do Club Med têm o selo Agir pour un Tourisme Responsable (Agir para um Turismo Responsável) desde dezembro de 2017. A ATR dá formação aos operadores turísticos franceses que desejam construir os seus passeios de forma sustentável numa abordagem responsável, para apoiar o desenvolvimento da economia local e preservar o ambiente.
Uma auditoria anual é efectuada pela organização externa ECOCERT para garantir 16 critérios de compromisso divididos em 3 eixos: transparência, parceria e coerência.
Programa TripAdvisor® EcoLeader
A estadia ecológica de acordo com o TripAdvisor®
Mais de 20 Club Med Resorts foram reconhecidos pelo TripAdvisor® pelas suas melhores práticas de responsabilidade ambiental e receberam o estatuto de EcoLeader.
Entre outras condições, 7 práticas ecológicas são um requisito mínimo para o estatuto EcoLeader do TripAdvisor®:
- Monitorização regular do consumo de energia (pelo menos uma vez por trimestre)
- Utilizar mais de 75% de lâmpadas economizadoras de energia
- Assegurar um programa de reutilização de toalhas e roupa de cama
- Garantir a reciclagem de pelo menos 2 tipos de resíduos
- Formação e sensibilização do pessoal para as boas práticas ambientais
- Informar os clientes das acções ecológicas empreendidas
Os nossos EcoLeader Resorts
Vamos todos adotar gestos ecológicos!
Estamos a intensificar os nossos esforços para reduzir o nosso consumo de energia, intensificando as medidas nas nossas estâncias, nos nossos escritórios e nas nossas agências de viagens.
Gestos ecológicos
Agora é a nossa vez
Também pode ajudar a reduzir o consumo de energia
Estamos convencidos de que os pequenos reflexos de cada um são importantes para poupar recursos preciosos. Eis alguns gestos ecológicos quotidianos que também pode pôr em prática nas férias:
- Apague as luzes quando sair de uma divisão - as divisões vazias preferem a escuridão.
- Deixe os seus aparelhos electrónicos desligados em vez de em standby.
- Os carregadores inactivos sonham em ser desligados da tomada.
- Um banho poupado, 4 duches ganhos!
- Não mude de toalhas como muda de camisa.
- Escadas em vez de elevador: é bom para a saúde!
Medidas nos resorts
Que medidas são aplicadas nos nossos resorts?
Descubra as medidas aplicadas nas nossas estâncias de montanha europeias este inverno
Estamos confiantes de que estas medidas não reduzirão a qualidade da experiência e que o conforto dos nossos clientes e equipas continuará a ser garantido.
- As nossas banheiras de hidromassagem entram em hibernação este inverno.
- Os nossos hammams e saunas estão em repouso até às 14 horas - fechados de manhã.
- Um pouco de ar fresco nas nossas salas de fitness e de esqui - alguns graus mais frescos.
- Sem horas extraordinárias para os nossos ecrãs digitais, desligados à noite, e para os nossos televisores nos quartos, desligados nos principais dias de chegada e partida dos nossos hóspedes.
Medidas nos escritórios e agências de viagens
Todos estão envolvidos
Os nossos funcionários também contribuem para a redução do consumo global de energia
- Desligando os sinais de néon, as janelas digitais e as luzes entre a abertura e o fechamento das nossas agências de viagens.
- Baixando as temperaturas nas salas de escritório
- Desligando os depósitos de água quente das casas de banho.
- Dependendo da localização, metade dos elevadores são desligados para favorecer a utilização de escadas
- Desligando os aparelhos electrónicos durante a noite (distribuidores de água potável, fotocopiadoras, máquinas de café, etc.).
- Manutenção dos sistemas de aquecimento/ar condicionado para reduzir os consumos adicionais evitáveis